Música dos Anos 60

Aqui você encontra curiosidades e fatos relativos a músicas dos anos 60.

MORRE A DIVA ARETHA FRANKLIN

Perdemos uma das maiores divas da música de todos os tempos.

Após lutar contra um câncer no pâncreas desde 2010, a rainha do soul morreu aos 76 anos. Recentemente cancelou shows e se aposentou.

De origem gospel, Aretha é considerada por muitos a melhor cantora que já surgiu, sendo referência com sua voz e interpretação. Sempre que nos deparamos com uma grande cantora é inevitável que a comparemos com Aretha. Gravou músicas religiosas, de engajamento político e soul de forma única.

Vendeu mais de 75 milhões de discos, foi eleita a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stones, ganhou 18 grammys (44 indicações), foi a primeira mulher a entrar no Rock & Roll Hall of Fame, ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood.

Dentre seus inúmeros sucessos estão Respect, Think, I Say a Little Prayer, You Make Me Feel A Natural Woman, Chain of Fools.

Abaixo um vídeo com alguns de seus sucessos.

HISTÓRIA DA MUSICA: JANIS JOPLIN, ABBA, STEVIE WONDER…

Neste dia em:

1969: Frank Sinatra entra na parada de sucessos americana com My Way. Alcançou o 27º lugar;

1071: Janis Joplin lança o álbum Pearl, que chegaou ao 1º lugar;

1977: A banda  Fleetwood Mac lançou o álbum Rumours, que permaneceu incríveis 31 semanas no topo da parada americana. Ganhou o Grammy e vendeu mais de 45 million de cópias mundialmente;

1977: Stevie Wonder entra na parada americana com a música Sir Duke, do álbum Songs In The Key Of Life;

1977: O grupo ABBA chega ao topo da parada britânica com a música Knowing Me, Knowing You;

1998: Robert Pilatus, da polêmica dupla Milli Vanilli, morre de overdose aos 32 anos.

MÚSICAS DOS BEATLES LIBERADAS PARA STREAMING

Músicas dos Beatles liberadas para serviços de streaming Depois de muito esperar, as músicas dos Beatles finalmente serão liberadas para serem ouvidas em serviços de streaming de músicas com Spotify, Google Play, Apple Music e Amazon Prime.

É uma excelente notícia para os milhões de Beatlemaníacos espalhados pelo mundo afora.

As músicas estarão liberadas a partir do dia 24 de dezembro de 2015, véspera de natal.

Fonte: G1

GRAVAÇÕES INÉDITAS DE MÚSICAS DOS BEATLES ESTARÃO À VENDA

Gravações inéditas de 59 músicas dos Beatles serão colocadas à vendaGravações inéditas de 59 músicas dos Beatles serão colocadas à venda pela primeira vez na terça-feira, quando a Apple Records vai disponibilizá-las para download.

A Apple, selo fundado pelos Beatles em 1968, disse que irá divulgar uma série de faixas do início dos anos 1960 que estavam disponíveis anteriormente apenas como gravações piratas.

Entre as canções a serem vendidas no iTunes, estão versões de “She Loves You”, “A Taste of Honey” e “There’s a Place”, assim como demos, gravações descartadas no processo de edição e apresentações ao vivo para a rádio BBC.

Uma porta-voz da Apple Records não forneceu detalhes sobre o momento do lançamento, nem comentou a especulação de que o objetivo era estender os direitos autorais sobre o material.

Em 2011, a União Europeia decidiu que os direitos autorais sobre gravações sonoras podem ser estendidas de 50 para 70 anos a partir do próximo ano, mas apenas para gravações lançadas antes desse prazo de 50 anos vencer.

A maior parte das faixas dos Beatles que estarão disponíveis para download na terça-feira foi gravada para a BBC em 1963, mas não havia sido divulgada.

Fonte: IG / Reuters

BEATLES: O SONHO ACABANDO

Let It Be. O sonho dos Beatles acabando.
Let It Be. O sonho dos Beatles acabando.

Em 1969, após 5 anos exercendo a função de maior banda do mundo, o clima entre os Beatles já não era tão bom. Foi então que Paul McCartney convenceu os outros 3 de que um disco básico, “gravado ao vivo”, seria a melhor terapia de grupo. Para saciar a curiosidade dos fãs, todo o processo criativo seria registrado em filme. O nome do projeto inspirava: Get Back. O sonho estava acabando.

Resultado: o estúdio virou uma panela de pressão. Ao invés de impedir, o projeto acelerou o fim dos Beatles – que ao menos se reuniram no mesmo ano para gravar um adeus decente, o excelente Abbey Road. O resultado daquelas sessões, o disco Let it Be, apareceu só em 1970, após o fim da banda, junto com um documentário que registrava toda a tensão entre os 4 ex-amigos.

Fonte: Revista Super Interessante