OS BEATLES VOLTARAM?

KlaatuEssa era a pergunta feita entre 1976 e 1977 ao se ouvir pela primeira vez as músicas do desconhecido grupo chamado Klaatu. A semelhança com os Beatles era tanta, que todos pensaram que a banda de Liverpool estava de volta, disfarçada com outro nome. Até a crítica especializada ficou em dúvida.

Emissoras de rádio americanas também comentavam a semelhança e fizeram pesquisas para saber a opinião dos ouvintes. Criou-se um mistério e era cada vez maior a espectativa de que os Beatles haviam voltado.

Sempre que uma música do Klaatu tocava, os Beatlemaníacos grudavam o ouvido no rádio e prestavam atenção em cada detalhe, desde os vocais até em possíveis mensagens nas letras. As capas dos discos do Klaatu eram examinadas minuciosamente para encontrar algum indício que confirmasse ser os Beatles.

Só no final de 1977, a Capitol Records revelou o segredo: o Klaatu era mesmo o Klaatu. Na verdade, era um trio de ilustres desconhecidos canadenses. O que para a gravadora parecia ser uma grande jogada de marketing, acabou “enterrando” o grupo. O público se decepcionou e, a partir de então, todos os discos do Klaatu encalharam.

Em 1978, o álbum Sir Army Suit, trazia a única música do grupo a tocar nas rádios brasileiras: Dear Christine.

A imitação foi tão marcante, que o Klaatu não conseguiu criar uma identidade própria. O grupo se arrastou até 1981, quando se desfez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 − 3 =