STEELY DAN – SOM DOS ANOS 70

Steely Dan - Som dos anos 70O Steely Dan surgiu em 1972 e com o passar do tempo fugiu um pouco do rock convencional, misturando influências jazzísticas e se aproximando do blues e do pop. Posteriormente, o grupo ficou mais voltado ao estúdio do que aos palcos, conseguindo manter uma boa receptividade da crítica especializada.

Donald Fagen e Walter Becker sempre estiveram na liderança do grupo em todas as suas fases. No início, o Steely Dan teve Michael McDonald (ex- Doobie Brothers ) como backing vocal.

Basicamente, o Steely Dan passou por três fases distintas: no início era um grupo de rock clássico, depois tornou-se um grupo de estúdio, “terceirizando” intérpretes para gravar as músicas compostas principalmente por Fagen e Becker. A terceira fase foi uma agradável supresa para os fãs do grupo, que havia terminado em 1981. Isso porque o Steely Dan retornou nos anos 90, gravando e fazendo shows de bastante sucesso.

Em 2000, o Steely Dan lançou o álbum Two Against Nature, ganhando 4 prêmios Grammy, entre eles, o de melhor álbum. Seu mais recente disco foi lançado em 2003, chamado Everything Must Go.

Vale lembrar que em 1982, durante o tempo em que o Steely Dan esteve inativo, Donald Fagen lançou o excelente álbum The Nightfly.

Entre as melhores músicas do Steely Dan, estão:

Do It Again
Hey Nineteen
Reelin’ in the Years
Peg
Time Out Of Mind
Deacon Blues
Rikki Don’t Lose That Number
Babylon Sister
My Old School
Night By Night

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + doze =